terça-feira, 31 de agosto de 2010

*** Teste da orelhinha ***


Levamos o trio para fazer o teste da orelhinha a pedido do pediatra, pois ainda não tínhamos feito.... De início não apareceu problema algum com a Lara e a Pietra, mas na vez do Paulo Neto, não ficou constatada a presença da emissão otoacústica do L.D.

Portanto a pedido da fonoaudióloga, ela nos indicou a fazer novamente nos três, um exame mais aprofundado que se chama ORL e Bera, só através desse exame que iremos ter certeza e convicção de que algum deles possa ter alguma perda auditiva. Mas fiquei um pouco preocupado a respeito da forma que se faz esse exame, porque tem que sedar a criança, mas antes iremos conversar com o pediatra do trio se realmente terão que fazer ou se refazemos apenas o teste da orelhinha novamente.


O "Teste da Orelhinha", cujo nome científico é Emissões Otoacústicas Evocadas, é o mais recente método para detecção de perdas auditivas em recém-nascidos.
O exame é realizado por uma fonoaudióloga, na maternidade, aproximadamente 48 horas após o nascimento. Tem a duração de 3 a 5 minutos, e é realizado preferencialmente com o bebê dormindo. Não tem nenhuma contra-indicação e não exige nenhuma intervenção invasiva (uso de agulhas, sedação ou eletrodos).
O objetivo do exame é detectar precocemente a deficiência auditiva. Não avalia o grau da perda, mas é capaz de detectar possíveis alterações auditivas nos primeiros meses de vida, possibilitando uma intervenção precoce que propiciará à criança um desenvolvimento de fala e linguagem próximo da normalidade.
Através de um pequeno fone de ouvido, são emitidos sons de fraca intensidade no canal auditivo. As células ciliadas externas da cóclea ("caracol" do ouvido) captam estes estímulos auditivos e mandam uma resposta de volta para o canal auditivo. Esta resposta é amplificada e registrada. Se o bebê passar no teste significa que há integridade das células ciliadas externas da cóclea e, conseqüentemente o bebê está escutando bem. Se o bebê falhar no teste deverá ser reavaliado após 30 dias. Se falhar novamente no reteste, será encaminhado ao médico otorrinolaringologista para exames complementares que diagnosticarão a deficiência auditiva.
Caso a deficiência auditiva seja confirmada, será iniciada a intervenção clínica-educacional (uso de Aparelho de Amplificação Sonora, orientações, terapia fonoaudiológica, etc.), a fim de que as dificuldades com a comunicação sejam minimizadas.


Dicas:
0 a 6 meses = O bebê se assusta, chora ou acorda com sons intensos e repentinos. Reconhece a voz materna e procura a origem dos sons.
6 a 12 meses = Localiza prontamente os sons de seu interesse e reage a sons suaves. O balbucio se intensifica e reconhece seu nome quando chamado.
12 a 30 meses = Vai do início da primeira palavra (papai) até o uso de sentenças simples (dá bola).
Lógico que ainda é cedo, mas nunca incentive o filho a falar errado só porque soa bonitinho. Se ela diz que o papai chegou de "calo", corrija naturalmente dizendo que ele chegou de carro. O estímulo à pronúncia correta é fundamental no aprendizado.


Os indicadores de risco para a deficiência auditiva segundo JCIH - 2000 são os seguintes:

* Do nascimento aos 28 dias;
* História familiar de deficiência auditiva na infância;
* Sinais ou síndromes associadas à deficiência auditiva condutiva ou neurossensorial ;
* Anomalias crânio-faciais, incluindo anormalidades morfológicas do pavilhão auricular e conduto auditivo externo;
* Infecções intra-uterinas como citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis e herpes ;
* Admissão por 48h ou mais em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal;
* Peso abaixo de 1500 g ;
* Hierbilirrubinemia ( em níveis que indiquem exasanguineotransfusão);
* Medicação ototóxica por mais de 48h, incluindo os aminoglicosídeos, associados ou não com diuréticos de alça ;
* Meningite bacteriana ;
* Apgar de 0 a 4 no 1° minuto ou 0 a 6 no 5° minuto ;
* Ventilação mecânica por período maior de 48h ;

Agora vamos torcer que depois desses exames realizados, possamos ficar mais tranqüilos a respeito da audição do trio.
E se Deus quiser não vai aparecer nada de errado...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pediatra...

Mais uma semana se passou e novamente levamos o trio ternura para o pediatra...
Todos continuam crescendo destro do esperado, e isso seria melhor ainda senão fosse o refluxo deles.
A Lara e o Paulo Neto estão golfando demais e iremos começar a introduzir nas dietas deles o leite Nan Soy, para ver se teremos alguma melhora.
Mas vamos lá, hoje eles estão com:
Paulo Neto (GA) = 3.810gr / 50,5 cm
Lara (GB) = 3.330gr / 48,0cm
Pietra (GC) = 3.630gr / 50,5cm
Amanhã iremos levá-los para fazer o teste da Orelhinha.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pediatra...


Mais uma semana se passou e novamente levamos o trio para fazer o acompanhamento no pediatra.
Estão se alimentando dessa vez em 3 em 3 horas uma quantidade de 90ml cada, mas porém nenhum deles bate toda a mamadeira.
Achamos que eles não teríam tido um ganho de peso bom por causa disso e por causa do refluxo, pois com as mudanças e adaptações de novos leite para essa idade eles aumentaram o refluxo.
Mas mesmo assim continuam indo muito bem, hoje o trio ternura encontra-se com exatamente:

Paulo Neto (GA) = 3.460gr / 49,0 cm
Lara (GB) = 3.080gr / 47,0cm
Pietra (GC) = 3.340gr / 49,0cm

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

*** US Transfontanela ***

Durante o tempo em que os bebês estiveram internados na UTI Neo, realizaram inúmeros exames e após saírem como disse anteriormente tivemos que refazer vários exames para descartarmos todas possibilidades de sequé-las.

Em dois deles, o ultrassom de crânio (Transfontanela), revelou que a Pietra e o Paulo Neto tinham uma Hemorragia grau I no cérebro. Essa hemorragia é comum em prematuros pela espessura das veias e geralmente é absorvida pelo organismo, no entanto é bastante assustadora para os pais.
Foi por conta disso que começaram a ser acompanhados pela neuropediatra.

Ontem repetimos o ultrassom e não tem mais nada!!!!!!
Graças a Deus eles já estão livres deste probleminha.

Já dava para perceber que eles provavelmente não tinham absolutamente mais nada, afinal são todos muito espertos e ativos, mas nada como ter o resultado do exame na mão comprovando isso !!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

*** Vacinação ***

Ontem levamos o nosso trio para mais uma seção de vacinas (2ª Dose), e olha que não são poucas...
Depois de muito choros e gritos voltamos para casa com o trio, e sabendo que mais tarde poderiam ter reação da mesma.
Não imaginávamos que seria logo, pois assim que chegamos em casa, 2 horas depois começou mais choros e gritos....que pena dessas crianças...começaram a ter febre e muita irritação, não conseguiam descansar para dormir e se quer deixava a gente colocar as mãos próximas as pernas, devido ao grande inchaço em suas perninhas....
Resumindo....a vacina Tetravalente é o bicho...mas antes com ela do que sem ela.
Vida que segue e até as próximas doses.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

4ª saída de casa - Visita ao Pediatra


Mais uma semana se passa e novamente levamos a turminha para fazer o acompanhamento de rotina.
Todos apresentaram um crescimento e ganho de peso acima da média. Hoje o trio está com:
Paulo Neto (GA) = 3.170gr / 47,5 cm
Lara (GB) = 2.630gr / 44,5cm
Pietra (GC) = 3.090gr / 47,5cm


Dessa vez iremos ter uma pequena mudança na rotina da alimentação dos nossos pequenos, como dois deles já estão com mais de 3kg, o horário das dietas passará a ser de 3 em 3 horas, que para nós será de grande valia...rsrsrs.
Pois é muito cansativo essa etapa, tanto para os pais em ficar sem dormir e tanto para as crianças que não conseguem nem descançar direito.
Assim que acabamos de alimentar o 3º neném já está praticamente na hora de começar a nova dieta do 1º.
Vamos ver se isso irá melhorar até mesmo o refluxo deles, porque imaginem dobramos suas dietas em menos de 30 dias e acabou ficando no mesmo intervá-lo de tempo que era de 2 em 2 horas, assim não dava tempo de nem fazer a digestão direito.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

2º Mêsversário...

Pietra - 2º Mês



Lara - 2º Mês



Paulo Neto - 2º Mês




Completando hoje, o segundo mês de vida de nossos trigêmeos.
Cada dia que se passa aprendemos um pouco mais com eles.
Portanto irei fazer uma nova seleção de fotos, para vocês poderem compartilhar o desenvolvimento deles.

Paulo Neto (GA) = 2.790gr / 46,0 cm
Lara (GB) = 2.310gr / 43,5cm
Pietra (GC) = 2.790gr / 46,5cm

Agradecemos a todos pelo carinho e pelas orações.

*** Dia dos Pais ***

O Trio





Posso dizer agora que comemorei literalmente um dia dos pais, rsrsrs...e triplo.

É bem diferente sentir na pele a posição de pai, uma coisa difícil de explicar, uma sensação que só as mães deve saber o que nós pais sentimos.

Mas foi maravilhoso, passamos o dia todos em casa, como o trio ainda não pode ficar saindo, meus pais vieram até nossa casa e trouxeram o almoço completo para podermos comemorar o meu primeiro dia dos pais juntos com toda a família.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dia Mundial da Amamentação – 1º Agosto

Não podendo deixar de lembrar que 1º de agosto marca o Dia Mundial da Amamentação, mas a reflexão é sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido e o vínculo que a amamentação proporciona.

Toda mulher ouviu do seu médico, durante toda a gestação, a importância da amamentação, quais as vantagens para ela e o bebê, ensinou como dar o peito nos primeiros dias. As avós, tias e amigas incentivam ressaltando o gesto como o mais lindo e completo entre mãe e filho. E estão absolutamente certas!Um mito que deve ser banido é o leite fraco. NÃO existe leite materno fraco. Cada mãe produz o leite que seu bebê precisa e na quantidade certa. O organismo da mulher só precisa regular a quantidade de leite nos primeiros dias depois do parto.

Hoje as informações são difundidas em sites, revistas e jornais, entrevistas na mídia eletrônica e pelas sociedades médicas. Então, é fácil para o casal entender que o leite materno protege contra doenças alérgicas, diversos tipos de câncer, desnutrição, diabetes mellitus, doenças digestivas, doenças crônicas meningites, sarampo e outras doenças infecciosas, e promove melhor padrão cardio-respiratório durante a alimentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional.

No consultório muitas mulheres reclamam que tem pouco leite ou dificuldade de amamentar. É importante que o companheiro participe desse ambiente favorável na hora da mamada. Às vezes a mãe de primeira viagem está cansada e insegura, aquelas mulheres com mais filhos ocupada com a casa e as outras crianças; por isso o pai deve – sempre que possível – participar da hora da amamentação, oferecendo carinho à esposa e ao bebê e até criando um momento interativo com outros filhos.

Na hora em que a mamãe estiver amamentando, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção. O período de amamentação requer a ingestão de bastante líquido.A mulher que pode doar o leite excedente para um banco de leite, doa vida e amor. Muitas mulheres não podem amamentar, outras têm seus bebês em UTI neonatal e necessitam de leite materno. Saiba como isso é importante: o leite humano tem 250 fatores de proteção já comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado possui zero.
O Ministério da Saúde do Brasil determina como norma o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida, complementado com outros alimentos a partir desta idade e mantido até o segundo ano de vida ou mais.

Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), “se todos os bebês fossem exclusivamente amamentados durante os seis primeiros meses de vida e continuassem a mamar até os dois anos de idade, quase um milhão e 300 mil crianças poderiam ser salvas, todos os anos, e outros milhares de meninos e meninas cresceriam muito mais saudáveis em todo o mundo”.

Pena que nosso trio não mamou por muitos dias...porque Thaynara não teve leite suficiente e eles por serem prematuros e um pouco debilitados na parte respiratório, também não conseguiram puxar o suficiente, aí acabou que não foi estimulado o bastante para aumentar a quantidade de leite materno dela.

Amamentação é o mais importante remédio que a natureza criou.

*** Oftalmologista ***

Bom dia a todos...
Ontem levamos o trio ternura para mais uma consulta de revisão na Oftamologista.
Esse teste foi feito pela primeira vez no 28º dia de nascido, porque a um índice muito alto de má formação de retina em prematuros, e tínhamos que refazê-lo nesse período para avaliarmos se ela estava totalmente formada.
Mas graças a Deus, todos estão com suas retinas formadas.Agora o próximo passo é ficar avaliando até o 6º mês se algum deles apresenta o estrabismo, também é comum aparecer em prematuros por causa da sua musculatura ainda não está definida e formada.
No mais, o de sempre...toda vez que saímos de casa com o trio, temos que montar um esquema de guerra, é muita tralha que temos que levar e gente para nos ajudar, fora as combinações de horários médicos para não pegarmos os consultórios lotados, aí já viu...Até a próxima...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

3ª saída de casa - Visita ao Pediatra


Mais uma semana se passa e novamente levamos a turminha para fazer o acompanhamento, se já cresceram e engordaram mais um pouquinho.Com muito rigor eles comem em duas e duas horas e isso está sendo muito importante para o ganho de peso e o crescimento deles nesse período.Achávamos que eles poderiam sentir de imediato muita falta do leite materno, pois Thaynara não está mais amamentando por falta de leite, e por isso só estamos nas mamadeiras de Pré-Nan. Mas estão indo muito bem, hoje o trio ternura encontra-se com:
* Paulo Neto (GA) = 2.790gr / 46,0 cm
* Lara (GB) = 2.310gr / 43,5 cm
* Pietra (GC) = 2.790gr / 46,5 cm


Os três estão muito bem, impressionando o doutor com o excelente desenvolvimento a cada semana, pois estão engordando acima da média de 30 gr/dia e olha que todos três estão com refluxo, imagina se não tivessem.Ainda não mudamos nada na alimentação, apenas iremos inserir água, suco e chá, por causa que eles não estão amamentando e estamos achando que isso podem estar ressecando mais as crianças.