Hoje amanheceu tudo tranqüilo com ela, mas depois de almoçar começou um pequeno sangramento e isso nos deixou muito preocupados... Todos dizem que nesse início de gravidez costuma sangrar, mas como estava indo tudo tão tranqüilo achávamos que isso nem iria nos acontecer... Ninguém espera por isso ainda mais nós que estamos com nossos pimpolhos ainda pequenininhos.
Ligamos rapidamente para a ginecologista e não conseguimos falar com ela, então minha esposa lembrou e entrou em contado com o nosso médico da fertilização e ele nos indicou a fazermos uma ultra-som o mais rápido possível.
Conseguimos marcar logo mais tarde essa ultra e graças a Deus ficou constatado que estava tudo certinho com a nossa turminha... Não havia descolado nada e todos os sacos gestacionais estavam intactos. Ai o melhor remédio para isso é apenas repouso. Passamos por uma hoje !!! Ufa.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Sangramento...
Primeira Consulta do Pré-Natal
Ontem dia 04/01/2010, fomos pela primeira vez na ginecologista que é especialista em gestação múltipla, é uma profissional indicada pelo Médico da fertilização por ser tratar de uma gravidez complicada. A médica nos pediu alguns exames de sangue e mais uma ultra-sonografia mais detalhada porque a que fizemos por último ficou meio embasiva e precisava de uma com mais informações.Saímos de lá com data marcada para voltarmos na semana seguinte com todos os exames em mãos, para só assim ela poder direcionar a gestação.Claro que eu como todo marido, fiz mais perguntas do que minha própria esposa e nessas perguntas ela já nos deixou cientes que minha esposa terá que fazer a cerclagem com 12 semanas. Haja coração !!!
A certeza dos Trigêmeos
Teste de Gravidez
Depois de liberados fomos para casa com a data marcada para fazermos o exame de sangue (Beta HCG – Quantitativo) após 15 dias de transferidos, que seria 04 de dezembro de 2009. Esses 15 dias foram os mais longos do ano até agora....rsrsrss.Essa data do dia do exame seria muito importante para nós, porque no dia 05 de dezembro de 2009 minha esposa completaria seus 28 anos de vida e seria o seu ou melhor, o nosso presente de aniversário. Portanto fomos para Vitória/ES fazermos o tal exame, porque a maioria dos laboratórios da região onde moramos não entregava o resultado no mesmo dia e nós não agüentaríamos tal ansiedade.Nesse dia após fazermos o exame de sangue resolvemos passar na clínica e entregarmos o papel do exame para que as meninas da clínica pudessem retirar o resultado o quanto antes e nos informar da notícia. Mas além disso Thaynara queria conversar com o Dr. Jules a respeito do inchaço na área abdominal que a incomodava muito, portanto esperamos um pouco para que ele pudesse nos atender e tirarmos nossas dúvidas.Mas quando ela relatou seu incomodo a ele, o mesmo a levou direto para a sala de ultra-som para poder confirmar suas dúvidas e constatou no exato momento um grande volume de água na barriga tendo de ser feito imediatamente uma pulsão. Tirou cerca de 1600 ml de água, isso foi ocasionado por causa dos ovários ainda estarem produzindo óvulos, isso tem o lado bom e o lado ruim da coisa.O ruim é que tivemos que gastar mais um pouco que não estava previsto e ela acabou sentindo muitos gazes e inchaço na área abdominal, mas a parte boa da coisa é que 99% das mulheres que ocasionam esse fato estão grávidas, portanto saímos de lá mais convictos ainda com a gravidez, mas só poderíamos confirmar 100% após recebermos o resultado do laboratório.Só foi a gente sair da clínica que recebemos a notícia de que estávamos realmente grávidos e que provavelmente seria de gêmeos, devido a grande quantidade que apresentou o exame.Nessa hora já tinha parado o carro para atender ao telefone e dei aquela respirava para poder cair a ficha...Agora sou pai...as lágrimas vieram nos olhos, eu e minha esposa ficamos muito felizes com a notícia...Acho que gastamos mais de uma hora para avisarmos nossos amigos e familiares, que estavam todos torcendo e esperando pela notícia.Na semana seguinte Thaynara teve que retornar a clínica mais uma vez para retirar mais 1000 ml de água da barriga.
Fertilização In Vitro – 5ª fase
No nosso caso foram fecundados 04 óvulos maduros, mas um deles não resistiu ao processo.Então transferimos 03 óvulos, sendo o 1º (com 8 células – Ótimo), o 2º (com 8 células – Bom) e o 3º (com 7 células – Bom).
O Dr. Jules falou que as chances de termos gêmeos eram boas mas para termos trigêmeos seria uma pequena chance, menos de 1%.Mas mesmo assim queríamos os três transferidos e rezamos para dar tudo certo, pois o que mais queríamos era um filho.
A transferência ocorreu tudo dentro do esperando, e é um procedimento muito simples e rápido. Daí para frente é só com Deus, é com ele que temos de nos agarrar.
Fertilização In Vitro – 4ª fase
Nessa fase, foi à coleta dos óvulos através da aspiração direta com agulha guiada através da ultra-sonografia, é um procedimento simples feita no centro cirúrgico da própria clínica. Enquanto ela coletava os óvulos no centro cirúrgico eu fui para a sala de coleta do semêm. Assim que ela terminou o processo de coleta dos óvulos foi para o quarto descansar e ficar no soro para depois tomar uma medicação para ajudar no desconforto do inchaço dos ovários até poder ser liberada. Eu nessa hora já tinha ruído todas as unhas da mão, ansioso para sabermos se tinha dado muitos óvulos. Porque existem casos que muitas mulheres não conseguem a quantidade suficiente de óvulos maduros para poder ser feita a fertilização. Após o procedimento o Dr. Jules veio me informar a quantidade de óvulos coletados mas quantos estavam maduros, ou seja aptos para a fecundação só iríamos saber no outro dia, porque os mesmos tinham que ir para uma espécie de estufa ou incubadora.Depois de avaliados e separados os óvulos maduros, são fecundados com os melhores espermas. Só iremos saber o número exato de embriões após 48h do processo de retirada e eles terão que ser transferidos para o útero com 72h.Só serão transferidos embriões que tiverem de 6 a 8 células e mesmo assim após fecundados recebem notas de avaliação que podem ser Ótimo, Bom, Regular e Ruim.
Fertilização In Vitro – 3ª fase
Após essa ultra-sonografia, saímos da clínica com um isopor cheio de medicamentos que ela deveria tomar por mais alguns dias, esses medicamentos era para estimular o ovário a produzirem a maior quantidade de óvulos possíveis e isso seria monitorado através de mais umas duas ultra-som. Depois de uma semana já tomando esses medicamentos retornamos para fazer mais um procedimento de limpeza e avaliação do endométrio (esse não era obrigatório fazer, mas se você começou e pode preparar seu útero melhor para receber os óvulos, achávamos que era compensatório no final das contas). Portanto minha esposa fez e novamente graças a Deus ocorreu tudo certinho.
Fertilização In Vitro – 2ª fase
Minha esposa passou um mês tomando essa cartela de contraceptivo oral, e que mês mais demorado do ano hein...então ficou marcado a consulta para assim que terminasse a cartela voltasse na clínica para fazermos uma ultra-sonografia e verificar como andava a “casinha dos meninos”, se teria dificuldades em receber na transferência os óvulos fecundados e se necessitaria de anestesia nesse procedimento. Bom graças a Deus ocorreu tudo nos conformes, mais ficou definido que ela iria precisar de anestesista na transferência, por ela ter uma grande curvatura no útero isso causava um desconforto na hora da aplicação.
Fertilização In Vitro – 1ª fase
Em setembro de 2009 voltamos para começar o tratamento e foi onde ele passou uma lista imensa de exames clínicos para o casal, tinha quase todos os exames da lista do laboratório...rsrsrs. Claro que fizemos o mais rápido possível para levarmos na consulta seguinte. Ele pediu para minha esposa, que tomasse uma cartela de contraceptivo oral a partir do 3º dia da menstruação e que eu daqui para frente começasse a praticar apenas com a camisinha, ai eu pensei, mas a gente quer ter filhos e tem que tomar contraceptivo para engravidar, foi onde ele explicou que essa cartela de contraceptivo oral era para garantir que ela não viesse engravidar por métodos normais nesse inicio de tratamento e já começar a preparar o corpo com os hormônios que não seriam poucos.
A escolha do tratamento
Então logo depois das festas como havíamos mencionado, marcamos uma consulta com o Dr. Jules White um dos mais renomados especialista na área de fertilização humana, e nessa conversa fomos entender como funcionava o processo de fertilização. Ele avaliou nossos exames e nos indicou o processo de FIV (Fertilização In Vitro) que seria o mais indicado para o casal.Saímos de lá bem animados com a conversa, estudamos as possibilidade financeiras de começarmos e deixamos programados para Agosto/2009 a inicialização do tratamento que não é barato.
1º Exame Pós Cirurgia
Pós Cirurgia...
Na semana seguinte fui ao consultório tirar os pontos e o médico avaliou uma boa recuperação da cicatrização e disse que após 15 dias eu já poderia voltar a ativa. Adiantou-me também para voltar no consultório 03 meses depois, para marcamos o nosso primeiro espermograma pós cirurgia, que daí para frente iríamos monitorar os resultados de melhora, claro se tivesse, porque eu fiz a cirurgia sabendo que não poderia alcançar o resultado esperado. Mesmo assim, se eu soubesse que seria tão simples a cirurgia tinha feito isso antes e recomendo a todos que precisarem fazer, que é muito simples e tranqüilo, e olha que cara mais medroso que eu ta pra nascer...rsrsr.
A forca...
Chegou o dia da cirurgia, ou seja da “forca”, porque para mim parecia que eu estava indo para o abatedouro, morrendo de medo da situação, da cirurgia, imaginem só, nessa vida toda eu só havia levado quatro pontos na testa, porque foi o único procedimento cirúrgico que me lembro de ter levado como recordação.Mas chegando à clínica com minha esposa, me internei e fomos para o apartamento, pois já estava quase na hora da cirurgia. Não podia deixar de comentar a parte cômica disso tudo, foi quando a enfermeira me trouxe as minhas vestes cirúrgicas, como a toca, os sapatinhos e um roupão tamanho P, que deixava toda minha bunda de fora e se eu levantasse os braços deixava também o “playground” à mostra rsrsrsrs... Aí eu me lembrei que isso para eles é a coisa mais normal, e fui levando na brincadeira.Chagando na sala de cirurgia meu médico até brincou comigo, agora Paulo não tem como correr...rsrsrsr
Fui eu então, sentei na cama e tirei o roupão, quando as enfermeiras olharam me disseram que não precisava tirar, mas ele não tampava nada mesmo e ao deitar, eles me amarraram com os braços abertos que nem Cristo Redentor, pensei comigo mesmo, to ferrado!!!O que a gente não faz por um filho...Quando deitei, só me lembro que pedi ao anestesista que me apagasse, porque estava morrendo de medo, lembro dele me falando que eu iria sentir um pouquinho de sono...e ao acordar já estava no quanto todo enrolado e quicando na cama de tanto frio, reação da anestesia. Minha esposa me contou que eu conversava demais dormindo e após eu tomar consciência de tudo e começar a sentir as pernas, adivinha a primeira coisa que eu fiz...é claro que foi verificar se ele reagia...até que percebi que ele estava tudo certinho com ele,mas é claro que um pouco inchado e com uma sacola de gelo em cima dele.
Passei uma noite na clínica e no outro dia fui para casa.
O começo do marido !!!
Aí resolvi mudar de médico mais uma vez, porque cirurgia eu não iria fazer nem por reza brava. Então marquei uma consulta com mais um especialista da área, quando cheguei no mesmo e apresentei os últimos exames feitos e contei minha saga, esse novamente me falou o que eu não queria ouvir, que o meu caso seria apenas cirúrgico, mas ai eu perguntei a ele se existia algum outro tipo de tratamento alternativo para que eu possa tentar antes de realmente eu ter que entrar no bisturi. Então, ele me falou que existem casos que tomando uns comprimidos poderia melhor a circulação sanguínea na área escrotal e isso poderia talvez melhor os números de espermas, porque o que eu tinha era um pequeno número de espermas e ainda assim sem qualidade.Novamente comecei a tomar os medicamentos por um prazo de três meses, mas no final desse período fiz mais uma vez os exames e ficou constatado que não tive melhora alguma, ai esse meu médico me indicou um excelente especialista para fazer essa cirurgia de varicocele. Quando fui ler o nome desse tal médico, quase tive uma crise de riso, era o médico anterior que eu já havia “corrido” dele por causa da cirurgia.Portanto voltei depois de quase um ano para esse médico e quando eu leu na minha ficha que eu tinha que fazer a cirurgia me perguntou se eu já havia feito a mesma, foi então que eu comecei a contar tudo novamente para ele, mas dessa vez sai do consultório com a requisição e data marcada da mesma.
O nosso começo !!!
Mas vamos lá, continuando a estória, logo que casamos Thaynara estava fissurada em ter filhos e foi ai que tudo começou... A jornada rumo ao guri.Nisso se passaram quatro anos de tentativas frustradas, e vários exames de gravidez negativos. Com isso ela ia ficando mais ansiosa e cada vez comendo mais, vocês sabem né... A ansiedade da um apetite daqueles.Ai já viu !!! Thaynara acabou se transformando em uma pessoa com obesidade mórbida, chegando a pesar 102 kg.Em fevereiro de 2007, fez a cirurgia bariátrica “redução de estômago”, porque com esse peso todo, os médicos a indicaram nem pensar engravidar, imagine essa mulher com todas as taxas mais altas possíveis. Graças a Deus ocorreu tudo certo e hoje ela está com 63 kg.
Passaram-se 02 anos após ter feito a cirurgia bariátrica e aí voltamos aos médicos para sabermos se poderia voltar a pensar na idéia de termos um filho, foi então numa dessas consultas rotineiras com a ginecologista, que a mesma teve a idéia me mandar fazer um exame de espermograma, para saber se não havia nada de errado comigo “marido”.Claro que fiquei meio com receio em fazer, pra começar um exame que não é muito normal se fazer, mas fui fazer esse tal exame.Após fazer o exame e pegar o resultado, Thaynara levou para a ginecologista dela ver, e ai ficou constatado que havia algo de errado comigo e nos indicou um médico de reprodução humana.